Grande parte do que conhecemos como o trabalho de um professor está na sua atuação em sala de aula. Entretanto, a rotina de todo professor inclui também passar horas em busca da questão de prova perfeita, do plano de aula que motive os alunos, da piada sem graça que vai prender a atenção da turma durante a explicação do conteúdo além de horas de estudo sobre ensino e aprendizagem. Sem contar que o professor também precisa ler diversos livros, assistir diversos filmes, ir à peças de teatro, ouvir os lançamentos musicais mais recentes sem perder as notícias mais importantes do dia para mediar o consumo artístico e cultural dos alunos e relacioná-lo ao conteúdo estudado em sala de aula. Por isso, pretendo compartilhar a minha jornada enquanto professor neste blog. Quero ampliar o espaço de sala de aula e criar um espaço de diálogo tanto com outros docentes quanto com todos os alunos que chegarem aqui.
Como o meu foco principal e potencializar as habilidades dos meus alunos, pretendo trazer aqui para o blog e para as minhas redes sociais os conteúdos mais importantes que são estudados em sala de aula. Outro ponto importante que preciso ressaltar é a abordagem que assumo tanto em sala de aula e que irá conduzir o meu trabalho aqui: acredito que a aprendizagem é resultado de um processo e que não se chega ao conhecimento através de truques ou de fórmulas mágicas. Sendo assim, não irei tratar os conteúdos de forma precipitada ou imprudente, irei apresentá-los enquanto resultado de pesquisas sérias e com base nos melhores cientistas da linguagem.
Para os meus colegas de profissão, pretendo compartilhar os projetos que realizo ao longo da minha carreira e que impactaram positivamente na aprendizagem dos meus alunos. Além disso, creio que seja interessante também mostrar os meus estudos sobre didática, compartilhar alguns recursos e planos de aula, bem como a organização da minha rotina profissional e o meu processo de formação complementar, até porque, como sabemos, um professor nunca interrompe os seus próprios estudos.
Ademais, tendo consciência da função social inerente à minha profissão, pretendo apresentar aqui o meu ponto de vista sobre assuntos presentes na sociedade e que interferem diretamente no meu trabalho em sala de aula para que, assim, possamos refletir juntos, denunciar problemas e buscar soluções ou iniciativas que consigam enfrentar as situações adversas às quais estamos sujeitos.
Bom, turma! É isso… espero a sua companhia ao longo dessa jornada.