fbpx

Cinco dias para aproveitar o máximo de suas férias

[…]

1. Se possível, divida

Caso a sua empresa permita isso, peça para que as suas férias sejam divididas em duas partes. Cada uma deve ser separada por mais ou menos seis meses, e deve ser no mínimo 10 dias. Isso acontece porque longas férias, geralmente de um mês, podem mais prejudicar do que realmente fazer com que você descanse. Além do mais, descansar duas vezes em um período de um ano é muito mais efetivo do que descansar somente uma vez. Muitos profissionais dizem que, depois de duas semanas, eles já se sentem dispostos para voltar ao trabalho.

2. Tenha um itinerário flexível

Algumas pessoas, antes mesmo de começarem as suas férias, já possuem todos os dias planejados. Não há problema algum em pensar com antecedência, porém, não esqueça que esses dias são para descansar, e não para se estressar. Caso as coisas saiam do controle, não deixe isso estragar as suas férias. Aprenda a se adaptar às situações.

3. Faça exercícios físicos

O princípio básico das férias é que você “recarregue as baterias” e esteja pronto para mais alguns meses de trabalho ou estudo. Você deve se sentir renovado tanto fisicamente, como mentalmente. Para ajudar com isso, os exercícios físicos são ótimas atividades. Os especialistas recomendam natação, mas até mesmo andar um pouco todos os dias aumentará muito a sua disposição e você se sentirá mais leve.

4. Não ignore o seu cansaço

Dependendo dos seus planos para as férias, você pode ficar mais cansado do que antes. Se você deseja viajar, é importante que você aproveite uns dias antes e depois da viagem para realmente descansar. Fique na sua cidade, aproveite para dormir até mais tarde e ler um livro.

5. Mantenha uma distância segura

Para boa parte das pessoas, as férias são um momento em que você se desliga totalmente do trabalho, ou dos estudos. Entretanto, para alguns, ficar totalmente alheio do que está acontecendo na empresa pode ser uma tortura. Portanto, se você não se sente bem ficando tão distante, cheque o seu e-mail profissional a cada três dias, ou pergunte para os colegas como andam as coisas. Porém, mantenha uma distância segura: evite ao máximo fazer qualquer tipo de trabalho durante o seu descanso.

Disponível em: <https://www.amambainoticias.com.br/>. Acesso em: 17 ago. 2020. [Fragmento]