fbpx

Terra plana. Que história é essa?

A Terra é redonda. É esférica, como uma bola. Não chega a ser uma bola perfeita, mas é quase. Agora, tem gente dizendo por aí que a Terra é plana – como se acreditava láááá no passado! Escuta, ou melhor, leia só!

Antes de começar essa conversa, não custa repetir: a Terra é redonda, tem o formato de uma bola.Se alguém perguntar, pode afirmar, sem qualquer dúvida. O fato de a Terra ser redonda é algo cientificamente comprovado por experimentos. Além disso, existem provas do formato esférico da Terra, como fotos, viagens espaciais e muitos mais.

Recentemente, em todo mundo (até no Brasil!),pessoas estão se reunindo para defender a que a Terra é plana, achatada como uma moeda.Esses defensores foram apelidados de ‘terraplanistas’.

Cientistas de um lado e terraplanistas de outro

Qualquer afirmação da ciência precisa ser testada muitas vezes, em situações diferentes, por pesquisadores diferentes e precisa também passar pela avaliação de muitos especialistas, até ser considerada uma verdade.

O formato da Terra, por exemplo, deixou muita gente em dúvida milhares de anos atrás. Afinal de contas, se a gente senta na areia da praia e olha para o horizonte, vê uma linha reta. A partir dessa observação somente, muita gente acreditou que a Terra fosse plana mesmo, que acabasse lá, na linha do horizonte.

Acontece que nem sempre a observação mais simples é a correta. Sentados na areia da mesma praia, podemos observar um navio indo em direção à linha do horizonte até ele desaparecer. Desaparecer? Como assim? Será que o navio caiu no abismo do fim do mundo?

Os cientistas têm certeza que não, mas os terraplanistas acham que sim.

De onde vem a certeza de que a Terra é redonda?

Hoje é muito fácil comprovar que a Terra é redonda. Afinal de contas, muitos astronautas já foram ao Espaço, deram a volta em nosso planeta e puderam afirmar que a terra tinha o formato esférico, como o de uma bola. Além da confirmação dos astronautas, temos também fotos, muitas fotos de satélites, que demonstram o formato que a Terra tem.

Há milhares de anos, porém, não havia toda essa tecnologia. Mas já havia o desejo de se descobrir o formato da Terra.

A atenção aos eclipses lunares ajudou bastante os pensadores antigos a chegarem a uma conclusão sobre o formato da Terra. Na Grécia, há cerca de 2.500 anos, já era aceito que a Lua reflete a luz do Sol, ou seja, que ela não tem luz própria.E foi observando que eclipses lunares apresentam sempre o formato de um arco circular causado pela sombra da Terra na Lua, que os gregos tiveram uma indicação muito forte de que a Terra é esférica.

Se é redonda mesmo, quanto mede a sua circunferência?

Pegue uma bola qualquer. Pode ser de futebol, de pingue-pongue… qualquer uma serve. Pegue também uma fita métrica. Se você der a volta com a fita métrica pelo meio exato da sua bola poderá calcular o tamanho da sua circunferência. Mole, não é? Mas como é que faz para calcular a circunferência da Terra? Vamos voltar à Grécia Antiga…

Embora os gregos já estivessem convencidos de que a Terra tinha o formato de uma bola, eles queriam saber a medida da sua circunferência. Mas como fazer isso?

Um pensador grego chamado Eratóstenes, há cerca de 2.300 anos fez um raciocínio geométrico muito esperto. Ele sabia que ao meio-dia, no verão, na cidade de Siena (onde hoje está a cidade de Assuão, no Egito), o Sol estava exatamente no meio do céu, o que chamamos de Sol a pino.

Nessa situação, uma pessoa em pé não projeta sombra. Já, na cidade de Alexandria, distante de Siena, nessa mesma data e horário, o Sol se encontra em outra posição, ou seja, uma estaca presa ao chão projetará uma sombra.

Para calcular a circunferência da Terra, então, Eratóstenes precisava conhecer a distância entre Siena e Alexandria, o que foi feito com a contratação de um itinerante, uma pessoa que media as distâncias por meio de passadas regulares. Eratóstenes sabia quanto maior o raio da Terra, menos curva ela vai ficando. Isso tem como consequência que o tamanho da sombra da estaca depende do raio da Terra. Usando essa relação, Eratóstenes calculou o raio da Terra, obtendo um valor para a circunferência da próximo ao que conhecemos atualmente, que é 40.008 quilômetros.

A origem da ideia de que a Terra é plana

Mesmo com as evidências mais antigas e mais atuais de que a Terra é redonda – esférica como uma bola –, algumas pessoas voltaram a sugerir que a Terra é… plana!

A ideia da Terra plana tem sua origem nos registros do escritor inglês Samuel Rowbotham, que viveu entre 1816 e 1884. Ela se baseia em um experimento conhecido como ‘o experimento do rio Bedford’. O rio Bedford é um canal artificial, longo, com quase 10 quilômetros de extensão.

Se a Terra é, de fato, redonda, raciocinou Rowbotham, então uma estaca distante nesse rio iria sumir, um efeito semelhante ao que acontece com o desaparecimento de um barco no horizonte. As observações de Rowbotham, porém, deram um resultado diferente: ainda era possível ver a estaca. Qual o problema, então?

O fato de a estaca não ter desaparecido pode ser explicado pela refração da luz próxima à superfície do rio. O nome parece complicado, mas é aquele efeito que você observa quando coloca um lápis em um copo com água: ele parece quebrado por que a luz não vem em linha reta, do lápis até o seu olho. Para o rio, o que acontece é que a luz vai acompanhando a Terra,o que cancelou o efeito esperado de desaparecimento do objeto, porque a estaca estava muito perto da superfície da água, e a umidade da água fez com que a luz se curvasse. Usando uma estaca mais comprida, esse efeito não acontece e a estaca some no horizonte.

Uma das maiores falhas que os proponentes de teorias de Terra plana têm é o abandono do método científico – que exige muitas provas – pela troca de um método particular de observação, sem as “provas” que fazem parte do método científico.

Portanto, se alguém afirmar que Terra é plana, saiba que essa pessoa está redondamente enganada!

MARICONI, Marco. Ciência Hoje. Disponível em: <http://chc.org.br/artigo/terra-plana-que-historia-e-essa/>. Acesso em: 8 ago. 2021.

TEXTO II

Terra plana. Que história é essa?

Recentemente, em todo o mundo, estão surgindo pessoas defendendo uma ideia antiga e já refutada de que a Terra não seria redonda, mas sim plana. Essas pessoas são conhecidas como terraplanistas.

No entanto, existem experimentos e dados científicos suficientes para comprovar que essa teoria não é verdadeira e que a Terra é, sim, redonda, esférica como uma bola. Isso foi observado por astronautas em viagens espaciais e por diversas fotos de satélites.

A ideia de que a Terra é plana tem ganhado força a partir da observação do horizonte, que se assemelha a uma linha reta, sem, contudo, haver qualquer comprovação por meio de um método científico para sustentar essa teoria.