Olha que coisa mais linda mais cheia de graça É ela menina que vem que passa Num doce balanço a caminho do mar
Moça do corpo dourado do sol de Ipanema O seu balançado é mais que um poema É a coisa mais linda que eu já vi passar
Ah, porque estou tão sozinho? Ah, porque tudo é tão triste? Ah, a beleza que existe A beleza que não é só minha Que também passa sozinha […]
JOBIM, Tom; MORAES, Vinicius de. Garota de Ipanema. In: Getz / Gilberto. Nova Iorque: Verve Records, 1964. [Fragmento]
Vinicius de Moraes
Nasceu em 1913, no Rio de Janeiro. Consagrado como um dos principais poetas de língua portuguesa, foi também cronista, crítico de cinema, dramaturgo, compositor e diplomata. Com Tom Jobim, deu início a uma intensa e brilhante parceria, que se firmaria como a dupla precursora da bossa nova. Ao lado de uma vasta lista de amigos e músicos, Vinicius deixou sua marca incontornável no cancioneiro popular brasileiro. Morreu aos 66 anos, em 1980, no Rio.
Tom Jobim
Antônio Carlos Jobim (1927-1994), conhecido como Tom Jobim, foi um compositor, cantor, pianista, violonista, maestro e arranjador brasileiro. Tom Jobim começou tocando em casa noturnas de Copacabana. Em 1952, foi contratado pela gravadora Continental, como a função de passar para o papel as músicas dos compositores. O primeiro grande sucesso de Tom Jobim foi com a música “Teresa da Praia”, uma parceria com Billy Blanco, gravada em 1954 por Lúcio Alves e Dick Farney. Garota de Ipanema, um de seus maiores sucessos, foi escrita em 1962 em parceria com Vinícius de Morais.