fbpx

Novo livro de autor de ‘A Culpa É das Estrelas’ é adolescente demais

TARTARUGAS ATÉ LÁ EMBAIXO
AUTOR: John Green
TRADUÇÃO: Ana Rodrigues
EDITORA: Intrínseca
QUANTO: R$ 34,90 (272 págs.); R$ 22,90 (e-book)

“Qualquer um pode olhar para você, mas é muito raro encontrar quem veja o mesmo mundo que o seu.” O amor “é um sentimento raro e precioso”. “O verdadeiro terror não é ter medo, é não ter escolha senão senti-lo.”

Poderiam ser frases pinçadas de um manual de autoajuda qualquer, mas estão no novo livro de John Green, que chega às livrarias de todo o mundo nesta terça (10).

É o primeiro desde que o americano ficou conhecido pelo best-seller “A Culpa É das Estrelas”, publicado por aqui em 2012, transformado em filme em 2014 e grande responsável pelos mais de 4,5 milhões de exemplares que o escritor vendeu no Brasil, constando todas as suas obras.

O novo, “Tartarugas Até Lá Embaixo”, provavelmente surfará nesse sucesso com a história de Aza. A garota, que está no ensino médio, sofre de TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo) e crises de ansiedade. E acaba se envolvendo com o sumiço de um bilionário flagrado em um escândalo de corrupção.

Os dilemas adolescentes e a trama policial se misturam como se estivessem em um vídeo de youtuber: com cortes secos que juntam frases edificantes, boletins de ocorrência, menções a “Harry Potter” e fanfics de “Star Wars” na mesma página.

Ou como se estivessem dentro da cabeça de alguém cheio de pensamentos conflitantes e desconexos —caso da personagem, mas também de Green, que sofre do mesmo TOC e, inspirado na própria vida, passa parágrafos e parágrafos descrevendo as crises de ansiedade da narradora.

Mas, ao contrário da retraída Aza, o escritor se tornou celebridade após “A Culpa É das Estrelas”.

Fama que se estende ao mundo on-line e da qual sabe se aproveitar muito bem. Desde 2007, ele e o irmão, Hank, criaram o canal Vlogbrothers no YouTube, que tem mais de 3 milhões de inscritos (muitos deles, leitores).

Não à toa, o autor leu com exclusividade o primeiro capítulo de “Tartarugas Até Lá Embaixo” diretamente ali.

Ele recheou o novo título com referências à internet. Mesmo as frases de efeito parecem saídas de memes de WhatsApp. Se servem de isca para adolescentes, podem gerar desconforto no adulto fã de “A Culpa É das Estrelas” pelo excesso do recurso.

O best-seller sobre a paixão de dois jovens com câncer provocou bilhões de lágrimas mundo afora —de novinhos apaixonados, mas também de gente já bastante crescida.

Já Aza é adolescente demais. E não consegue gerar tamanha empatia em um público que já superou a montanha-russa dos hormônios e os mistérios da virgindade.

MOLINERO, Bruno. Folhapress. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2017/10/1925752-novo-livro-de-autor-de-a-culpa-e-das-estrelas-e-adolescente-demais.shtml>. Acesso em: 22 ago. 2021.