fbpx

O Galo e a Peróla

Um galo, que ciscava no terreiro para encontrar alimento, fossem migalhas ou bichinhos para comer, acabou encontrando uma pérola preciosa.

Após observar sua beleza por um instante, disse:

— Ó linda e preciosa pedra, que reluz seja com o sol, seja com a lua, ainda que esteja num lugar sujo, se te encontrasse um humano, fosse ele um construtor de joias, uma dama que gostasse de enfeites, ou mesmo um mercenário, te recolherias com muita alegria, mas amim de nada prestas, pois que é mais importante uma migalha, um verme ou um grão que sirvam para o sustento.

Dito isto, a deixou e seguiu esgravatando para buscar conveniente mantimento.

ESOPO. O Leão e o Homem. Disponível em: <https://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/ea000378.pdf>. Acesso em: 20 jan. 2021.

Esopo
Esopo

Nasceu na Grécia, no século VII a.C.
Pouco se sabe hoje sobre sua vida. Os dados que chegam a nós foram escritos pelo monge grego Planúdio, no século XIV, sob o título de Vida de Esopo. Acredita-se que foi vendido como escravo a um filósofo, que, impressionado com a sua inteligência, deu-lhe a liberdade. Correu o mundo visitando o Egito, a Babilônia e parte do Oriente, indo por fim, parar na corte do rei Creso, cujo favor adquiriu graças aos seus apólogos, gênero de que passa por ter sido o inventor, embora a fábula já existisse desde a mais remota Antigüidade.
Suas fábulas inspiraram diversos escritores ao longo dos séculos e até hoje são lidas por adultos e crianças.